A principal diferença entre Every Extend Extra e o jogo original é a música. Muito como a sinestesia anterior do diretor Tetsuya Mizuguchi - títulos temáticos Lumines e Rez , o modo arcade All Extend Extra vê o jogador avançando por etapas, com cada etapa com diferentes projetos de fundo e inimigo, música, patrões e ritmo.
O jogador não é capaz de atirar, sua única defesa é detonar seu navio nas imediações do inimigo. Os inimigos aparecem em padrões randomizados e o objetivo é posicionar e detonar no momento certo, desencadeando uma reação em cadeia de explosões e ganhando um bônus combinado. Sofrer-se tira do "estoque" geral, ou número de bombas, com uma nova bomba sendo adquirida depois que o jogador ganha um certo número de pontos, o que aumenta após cada nova bomba. Ganhar uma combinação considerável é a chave para reabastecer o estoque de vidas e, portanto, a jogabilidade gira em torno de alcançar o equilíbrio correto entre risco e recompensa.
Every Extend Extra também adiciona diferentes tipos de explosão ao modelo Every Extend , que pode vincular cadeias de diferentes maneiras, bem como um recurso de "carga". Ao pressionar o botão de explosão, a bomba é carregada; quanto mais longo for o botão, maior o raio da explosão, expandindo a possibilidade de encadeamento de explosões. Os power-ups deixados pelos inimigos aumentam a velocidade do jogador e do inimigo, bem como a velocidade da música daquela fase.
Cada pele é jogada para um limite de tempo, com um personagem chefe aparecendo em um ponto definido para o final. Ao invés de atacar o chefe diretamente, o jogador depende de destruir o número necessário de inimigos regulares perto do chefe para causar um "sucesso".
Outro modo disponível é chamado R4: The Revengeque é muito diferente do jogo original onde você atirou projéteis do personagem do seu jogador e atacando inimigos diretamente. Antes do início, você pode selecionar dois modos de disparo, "Four Way" e "Spread". Quatro vias disparam projéteis de todos os pontos do seu personagem, e espalhar projéteis disparos de um ponto específico do seu personagem. Você também pode selecionar sua velocidade de movimento antes de começar também. No início do jogo, você recebe 3-4 segundos de invulnerabilidade e é encarregado de destruir um número determinado de inimigos, depois de chegar a esse número você vai lutar contra um "Boss Enemy", que leva mais tempo para destruir e também disparará projéteis em você, no entanto, o único sucesso que conta para destruir o jogador é o círculo verde. Destruir qualquer inimigo lhe dará pequenas quantidades de "Nível" o que aumenta o número de projéteis que você pode disparar em um, até um nível máximo de 20. a cada 25 etapas, os patrões 1-4 terão um gerante adicional com eles, porém o quinto chefe aumentou a saúde. A fase final é 100.